Avançar para o conteúdo
Início » Disjuntor diferencial

Disjuntor diferencial

Disjuntores diferenciais

 

Índice do artigo

Nessa aula ficaremos saber sobre alguns conceitos sobre os Disjuntores diferenciais, onde a aula estará centrada nesses temas;

O que é um disjuntor diferencial;

Qual é a função principal de um disjuntor diferencial;

Quando é que o disjuntor diferencial actua;

Características básicas dos disjuntores  diferenciais;

Instalação do disjuntor diferencial;

– Vantagem do uso de disjuntor diferencial.

O que é um disjuntor diferencial

Um disjuntor diferencial é basicamente um dispositivo de protecção utilizado em instalações eléctricas, que permite interromper (desligar) um circuito, quando no circuito (ligado ao DR) é detectada uma corrente de fuga superior ao valor nominal.

Qual é a função principal de um disjuntor diferencial

A função principal de um disjuntor diferencial é a protecção contra choques eléctricos e contra riscos de incêndio devido aos possíveis efeitos de circulação das correntes de fuga ou de falta para a Terra.

Quando é que o disjuntor diferencial actua

O dispositivo disjuntor diferencial actua sempre que o valor de corrente diferencial residual nominal de actuação do dispositivo ultrapassar um valor preestabelecido.

Características básicas dos disjuntores diferenciais

Os Dispositivos de disjuntor diferencial (DR) de corrente nominal residual inferior ou igual a 30mA estes tipos de disjuntor diferencial são destinados fundamentalmente à protecção de pessoas;

Os Dispositivos de disjuntor diferencial (DR) de corrente nominal residual com 100mA, 300mA, 500mA, 1000mA são destinados a são destinados apenas a protecção patrimonial contra os efeitos causados pelas correntes de fuga à terra, tais como consumo excessivo de energia eléctrica ou incêndios.

Instalação do disjuntor diferencial

Os disjuntores diferenciais devem ser instalados em serie com os disjuntores, podemos instalar um DR único, ou ainda instalar DR para cada circuito.

Quando os usamos um disjuntor diferencial único este deve ser instalado depois em serie e após o disjuntor geral, e quando instalamos os o DR para cada circuito estes são colocados a pois o disjuntor de cada circuito.

Vantagem do uso de disjuntor diferencial

O uso do disjuntor diferencial tem as seguintes vantagens;

·        Redução de ocorrência de curto circuitos e perdas de energia aumentando o consumo.

·        Redução de sobreaquecimentos com consequentes avarias de equipamentos eléctricos e mesmo focos de incêndio;

·        Evitar Choque eléctrico originando queimaduras que podem ser graves ou mesmo fatais.