1.Introdução aos meios de protecção
O artigo visa abordar sobre os principais meios de protecção bem como a sua importaria no que diz respeito a Higiene e segurança . Com o intuito de proteger a integridade física e mental do trabalhador, existem normas e procedimentos que chamamos de “higiene do trabalho”. Ela está directamente relacionada ao diagnóstico e prevenção de doenças ocupacionais e para isso, observa e analise o comportamento humano em suas actuações no ambiente de trabalho.
2.Meios de protecção
Meio de protecção é qualquer meio ou dispositivo utilizado por uma pessoa ou conjunto de pessoas contra possíveis ricos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada actividade.
2.1.Importância de meios de protecção para Higiene e Segurança no Trabalho
A importância dessa actuação e diversa alem de ser uma obrigação prevista por lei, ela garante uma maior motivação, produtibilidade e economia. Cuidar dos colaboradores gera uma equipe mas engajada, funcionar e que atenda as especificações da legislação prevista. Como consequência disso a empresa tem menos custo inclusive com multas ou indemnizações.
3. Principais riscos num ambiente de trabalho
Avaliar e entender os possíveis riscos no ambiente pode ajudar a empresa a evitar problemas relacionados ao bem-estar de seus colaboradores.
Os principais riscos no ambiente de trabalho são
Temperaturas extremas
Temperaturas extremas podem gerar fadiga crónica e, em alguns casos, provocar a total incapacidade laboral de um profissional.
Má iluminação
A má iluminação pode afectar o sistema nervoso, provocar fadiga à visão e, até mesmo, ser responsável por acidentes dentro da empresa
Ruído
A presença de ruídos além dos limites de tolerância pode provocar perda de capacidade auditiva, podendo chegar à perda total da audição.
Humidade
Um ambiente húmido pode perigar o empregado provocando Lesões físicas.
Principais Riscos mecânicos
Acidentes (como explosões ou incêndios);
Irregularidades eléctricas;
Máquinas sem protecção.
Todos eles podem contribuir para a má qualidade do trabalho executado, afectando o desempenho dos empregados bem como da produtividade.
É notório que , o ambiente que oferece condições inadequadas nesses requisitos não é considerado saudável. Nesse caso, é obrigatório o uso de roupas e equipamentos de protecção adequados.
4.Meios de protecção usuais em trabalhos de electricidade
4.1 Tipos de meios de protecção
4.1.1.Protecção Individual
4.1.2.Protecção Colectiva
4.1.1 Protecão Individual
O equipamento de protecção individual – é todo produto utilizado como ferramenta de trabalho de uso individual destinado a protecção do trabalho minimizando risco que ameaçam a segurança e saúde no trabalho.
O uso de EPI é uma exigência de legislação do trabalho por meio de Normas Regulamentaras. O não cumprimento da norma poderá acarretar aos infractores acções de responsabilidade cível e penal, além de multas.
4.1.1.1 Tipos de EPIs
Existem vários tipos de EPIs, cada qual com sua finalidade e modo de usar, com especificações muito particulares dependendo da actividade laboral a ser executada. Citam-se aqui alguns exemplos gerais:
Luvas: destinadas à protecção das mãos, dedos e braços contra riscos mecânicos, térmicos e químicos. São confeccionadas em vários materiais, dependo da protecção desejada.
Calçados, botas e botinas: destinados à protecção dos pés, dedos, e pernas contra riscos térmicos, humidade, produtos químicos, quedas e animais peçonhento.
Aventais, capas, calças e blusas: destinados à protecção do corpo em geral contra calor, frio, produtos químicos e humidade.
Óculos: destinados à protecção dos olhos contra partículas, luz intensa, radiação e respingos de produtos químicos.
Cintos de segurança: protecção contra quedas com diferença de nível.
Máscaras: protecão da face contra partículas, respingos de produtos químicos e ainda protecção respiratória contra poeiras, névoas, gases e vapores.
Capacetes: protecção do crânio contra impacto, choque eléctrico e combate a incêndio.
Gorros: protecção dos cabelos contra respingos de produtos químicos e protecção do ambiente contra partículas do cabelo.
Capuz: protecção do crânio contra riscos térmicos, respingos de produtos químicos e contacto com partes móveis de máquinas
Cremes diversos: protecção da pele contra a acção de produtos químicos em geral.
4.1.2 Meios de protecção colectiva
É toda medida ou dispositivo, sinal, imagem, som, instrumento ou equipamento destinado à protecção de uma ou mais pessoas expostos a risco durante a realização de um trabalho.
Exemplos;
- Limpeza e organização dos locais de trabalho;
- Sistema de exaustão colocado em um ambiente de trabalho onde há poluição;
- Colocação de aterramento eléctrico nas máquinas e equipamentos;
- Protecção nas escadas através de corrimão, rodapé e pastilha antiderrapante;
- Instalação de avisos, alarmes e sensores nas máquinas, nos equipamentos e elevadores;
- Isolamento de áreas internas ou externas com sinalização vertical e horizontal.
5. Conclusão final sobre os meios de protecção
Feitos os estudos sobre os meios de protecção conclui-se que estes são indispensável durante o exercícios de qualquer actividade, cujo a função centrasse em proteger cada empregado de possíveis lesões quando da ocorrência de acidentes de trabalho
e doenças ocupacionais. Portanto, os meios de protecção não evita os acidentes em si, mas protege o empregado quando o risco estiver ligado à função ou ao cargo do trabalhador e à exposição ao agente. O risco está ligado ao tipo e à quantidade do agente, ao tempo de exposição e à sensibilidade do organismo do trabalhador.
Meios de protecção
1.Introdução aos meios de protecção O artigo visa abordar sobre os principais meios de protecçã…
Onde um engenheiro eléctrico pode trabalhar?
Objectivo do Curso de Engenharia Eléctrica e perfis ocupacionais: O principal objectivo da for…
Saiba quais as cadeiras do curso de Engenharia Eléctrica
Curso de Engenharia Eléctrica Duração do curso de Engenharia Eléctrica O curso de engenha…