Avançar para o conteúdo
Início » Tiristor

Tiristor

 O Tiristor é um dispositivo semicondutor de quarto camadas com estrutura PNPN, Devido a multiplicidade das camadas são chamados de dispositivo de multiplicas camadas.

Tipos de tiristor

-Rectificador controlado por silício (SCR)

– Tiristor tríodo bidimensional (TRIAC)

– Tiristor desligando de gatilho (GTO)

Rectificador controlado por silício (SCR)

Curva características dos tiristores

Quando a polarização directa aumentada continuamente, atinge-se um ponto em que a corrente directa aumenta de forma rápida, levando o SCR parao estado de condução. A tensão à qual se realiza este fenómeno é conhecida por tensão de ruptura directa ou tensão de breakover, VBO. A corrente nesta região é praticamente limitada pela impedância da carga do circuito externo.

Na polarização directa, a tensão de ruptura directa pode ser controlada através da corrente de Gate.

Tipos de Disparos

Disparo por pulso de gatilho

Disparo por pulso de gatilho é a fora usual de disparo, quando SCT esta polarizado directamente recebe pulso positivo do gatilho para o catado e entra em condução (a condução continua atem que a corrente no ânodo atinja um valor limite conhecida como corrente de manutenção).

Disparo por sobre tensão

 A Medida que aumenta a tensão do entre o ânodo e o cátodo é possível inicial a condução mesmo sem corrente no gate este processo é destrutivo.

Disparo por temperatura

A temperaturas elevadas a corrente de fuga na junção PN reversamente polarizado pode assumir valores suficientes para que o tiristor inicie a condução.

Tiristor tríodo bidimensional (TRIAC)

O Tiristor tríodo bidimensional (TRIAC)  é um tiristor bidireccional que resulta da montagem de dois SCR emantiparalelo com um terminal de gate comum. Trata-se de um tiristor equivalente ao SCR, porem para aplicação em corrente alternada (para fazer o controle da faze CA).

Curva característica do TRIAC

O TRIAC pode conduzirem ambos sentido. Tem como principal vantagem em relação ao SCR é o facto do impulso de disparo no gate poder ser positivo ou negativo.( o SCR o impulso de disparo é positivo não pode ser negativo)

DIAC

DIAC é um díodo de avalanchacom dois eléctrodos, que pode passar do corte à condução para ambos os sentidos da tensão aplicada.É muito utilizado como dispositivo de disparo de TRIAC’s em circuitos de controlo de intensidade luminosa,aquecimento, velocidade de motores e outras aplicações semelhantes.

Funcionamento do DIAC

O DIAC assemelha-se a um transístor bipolar. A principal diferença consiste em que no DIAC, a concentração de impurezas é idêntica em ambas as junções, resultando assim, numa característica simétrica bidireccional. 

Quando se aplica através do DIAC uma tensão positiva ou negativa, que se faz aumentar progressivamente, verifica-se a existência de uma pequena corrente de fuga que se mantém com um valor reduzido até se atingir a tensão de breakover. Aqui acontece a avalanche e como o dispositivo tem uma característica de resistência negativa, a corrente aumenta mesmo com a diminuição da tensão aplicada.

GTO

O GTO é um tiristor de funcionamento análogo ao SCR, com a vantagem de poder ser disparado e bloqueado através de impulsos adequados aplicados à gate.

 Aplicação dos Tiristores

  • Controle de reles e motores
  • Fonte de tensão regularizadora
  • Inversores CC-CA
  • Controle de iluminaçã
  • Controle contra sobre tensão

 Fototransistor

Fototransistor é um transístor cuja junção colector-base fica exposta à luz e actua como um fotodiodo (A energia luminosa desloca electrões para a banda de condução, reduzindo a barreira de potencial pelo aumento do número de electrões, que podem circular se aplicada polarização inversa). O transístor amplifica a corrente, e fornece alguns mA com alta luminosidade. Sua velocidade é menor que a do fotodiodo.

Aplicações

O Fototransistor tem as mesmas aplicações que o fotodiodo (É usado como sensor em controle remoto, em sistemas de fibra óptica, leitoras de código de barras, scanner (digitalizador de imagens, para computador), canetas ópticas (que permitem escrever na tela do computador), toca-discos CD, fotômetros e como sensor indireto de posição e velocidade.), exceto sistemas de fibra óptica, pela operação em alta frequência.

LDR (Resistor Dependente de Luz)

O LDR é um tipo de resistor não linear onde a resistência varia conforme a incidência da l…

Disjuntor diferencial

Disjuntores diferenciais   Índice do artigo Nessa aula ficaremos saber sobre alguns conceitos s…

Transístores de junção bipolar (TBJ) e Transístor de efeito de Campo (JFet e MosFet)

Transístores Transístor é um dispositivo semicondutor, geralmente feito de material de silício ou ge…

Doidos especiais

O objectivo deste artigo é apresentar os conceitos, símbolo dos doidos. No presente artigo centrarem…

Tiristor

 O Tiristor é um dispositivo semicondutor de quarto camadas com estrutura PNPN, Devido a m…